Enviado por ONUBr
Esta acontecendo a Cúpula de Ambição Climática, a campanha convida sociedade civil, jovens, e defensoras e defensores dos direitos humanos a promover evidências científicas sobre a #MudançaClimática e participar em processos e campanhas multilaterais relacionadas à #AçãoClimática.
Qual o desafio?
A ultima década (2011-2020) foi a mais quente já registrada. E julho de 2023 foi o mês mais quente da história. As consequências da mudança global do clima afetam todas as pessoas, em todos os países.
A intensificação da mudança climática leva à perda da qualidade dos solos e da produtividade agrícola e aumenta a frequência e a intensidade dos eventos climáticos extremos, que incluem inundações catastróficas e incêndios florestais severos.
Entre 1998 e 2017, eventos climáticos extremos mataram 1,3 milhão de pessoas em todo o mundo.
Qual a oportunidade?
No dia 20 de setembro de 2023, chefes de Estado, governo e representantes dos 193 Estados-membros se reúnem na Cúpula de Ambição Climática, convocada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.
A Cúpula deve representar um marco histórico e confirmar uma vontade coletiva em acelerar o ritmo e a escala de uma transição justa para uma economia global mais equitativa, baseada em energias renováveis e resiliente ao clima.
A Campanha
Antecedendo a Cúpula das Nações Unidas do dia 20 de setembro de 2023, a campanha pela #AmbiçãoClimática quer promover o diálogo sobre #MudançaClimática nas redes sociais.
Para isso, a ONU convida jovens, influenciadores digitais, e defensoras e defensores dos direitos humanos a promover evidências científicas sobre a mudança global do clima e divulgar oportunidades para participação em processos multilaterais e campanhas globais relacionadas ao tema.
Como participar?
- Siga a @ONUBrasil nas redes sociais!
- Compartilhe o conteúdo da campanha, e convide amigos, familiares e colegas de trabalho e escola para uma roda de conversa sobre o futuro do clima.
- Use as hashtags #AmbiçãoClimática, #AçãoClimática e #MudançaClimática
O que esperar da Cúpula de Ambição Climática?
“Agora deve ser o momento para ambição e ação. Estou ansioso para dar as boas-vindas aos pioneiros e líderes na Cúpula de Ambição Climática em setembro. O mundo está observando – e o planeta não pode esperar.”
– António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas
Os resultados da Cúpula de Ambição Climática serão apresentados em 3 caminhos de aceleração distintos, mas inter-relacionados – ambição, credibilidade e implementação.
- Ambição: Os líderes governamentais (especialmente dos principais países emissores) devem apresentar as Contribuições Nacionalmente Determinadas atualizadas; planos de transição energética com compromissos de não usar mais carvão, petróleo e gás; e planos de adaptação e resiliência em toda a economia.
- Credibilidade: Os líderes empresariais, prefeitas e prefeitos, governadoras e governadores, e instituições financeiras deverão apresentar planos de transição alinhados com o padrão de credibilidade apoiado pela ONU, apresentado no relatório “Integridade Importa“.
- Implementação: Líderes da sociedade civil, setor privado, governos, organizações internacionais e regionais e instituições financeiras apresentarão parcerias de implementação existentes ou emergentes, abordando desafios e oportunidades relacionados à justiça climática e à aceleração da descarbonização de setores de alta emissão.

