Alguns relatos Problemas de Saúde, Corrupção e Focos de Incêndios em tribos indígenas do Xingu

Por Ambiente do Meio

Quanto a saúde há ausência de saneamento básico, depressão e alcolismo (bebidas são distribuídas de forma gratuita para os jovens); índios morreram com diagnóstico de câncer e falhas no tratamento de dentes uma vez que os dentistas apenas extraem dentes; segundo um profissional os dentistas que vão em missões possuem poucos recursos e muitas vezes os índigenas têm acesso a este trsbslho tarde demais a exemplo dos Projetos realizados por ONGs e o Projeto Rondom.

Segundo alguns indígenas quando procuram órgãos de saúde locais são humilhados.

Entre os principais problemas está a perca de cultura com a aproximação de uma diversidade de igrejas evangélicas; ongs que captam dinheiro das tribos das regiões e seus conhecimentos e depois os abandonam.

Quando há necessidade de atendimento psicológico o tratamento é custeado pelas tribos, nesta questão quando procurara ajuda dos Ministérios Públicos locais algumas tribos não são vrespondidas, contudo existem algumas ações publicadas no site do MPF quanto as questões indígena mas existe ema grande divergência de informações.

Alguns caciques da região se juntaram aos não indigenas e cobram pelos direitos de moradia, muitas destas questões foram apresentadas no transmitida pelo youtube por uma rede de ongs que atuam na Amazônia.

Mesmo com o avanço da tecnologia entre os indigenas existem problemas quanto ao cadastro dos indígenas no portal gov.br pois é realizado por um único funcionário que detem a senha.

O avanço da tecnologia pode trazer alguns problemas como o equecimento da cultura tradicional e a disponibilização de dados precisos das localidades isoladas que podem ser exterminadas por doencas trazidas por não indios.

Foi criada uma rede de comunicadores indígena com apoio do MPF que visa dar opurtuniade de reconhecimento legal da área ocupada por eles, bem como o incentivo de sua ancestralidade dentre outras questões.

Foram citadas questões importantes referente ao aspecto ambiental como os resultados de diferentes organizações sobre o mapeamento de incêndio da Amazônia; a venda de mogno em aeroportos; os falsos CARS e vendas de títulos de Carbono onde o dinheiro recebido fica nas mãos de poucos.

Quanto a necessidade de materiais escolares algumas secretarias cobram por eles e ONGs fornecem cartilhas que procuram doutrinar os indios em sua vivência.

Já quando se fala em arte existem sites especializados que vendem artefatos e dão pouco retorno para as tribos.

Muitas de suas artes são vendidas na rede social do Instragam

Focos de incêndios na Amazônia

MAPA DE SATÉLITE

Deixe um comentário