Central Única das Favelas é finalista em premiação da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por ONU

O Prêmio de Ação dos ODS reconhece iniciativas e indivíduos que usam a criatividade e a inovação para impulsionar o progresso em direção aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fundo verde com a logo da CUFA, Central Única das Favelas, e uma parede coberta de pacotes de alimentos empilhados.
Legenda: A Central Única das Favelas (CUFA) é finalista na premiação da ONU sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que acontece nesta quarta (29) em Roma, na Itália.

Todos os anos, um painel internacional e uma equipe de revisão técnica analisam candidaturas e nomeações de mais de 190 países e territórios para selecionar finalistas e vencedores em três categorias: Prêmio Resiliência, Prêmio Agente de Mudança e Prêmio Criatividade. Na edição de 2025, a Central Única das Favelas (CUFA), do Brasil, é uma das finalistas do Prêmio Resiliência

“Estar entre os finalistas de uma premiação tão relevante é o reconhecimento do trabalho coletivo de milhares de lideranças e moradores de favelas no Brasil e no mundo. A CUFA é um exemplo de resiliência cotidiana, de quem transforma vulnerabilidade em potência,” afirma Marcus Vinícius Athayde, presidente da CUFA Global, que estará presente em Roma representando a organização.

Prêmio Resiliência homenageia iniciativas que transformaram adversidade em ação diante de desafios sistêmicos, ambientais ou sociais, demonstrando inovação, perseverança e impacto. A premiação é mais do que um momento de reconhecimento – eles são um chamado global para destacar pessoas visionárias, realizadoras, agentes de mudança que estão construindo um mundo mais justo, sustentável e inclusivo.

CUFA: Das favelas do Brasil para o mundo

Grupo de pessoas em uma comunidade com caixas de doações da CUFA e CCR, mostrando solidariedade e apoio mútuo.
Legenda: Nascida no Brasil, a CUFA envolve milhões de pessoas em todo o mundo e transforma as favelas em centros de talento, criatividade e inovação. A CUFA é uma das finalistas do Prêmio da ONU de Ação dos ODS 2025, na categoria Resiliência.

Em um país onde mais de 16 milhões de pessoas vivem em favelas com acesso limitado a serviços básicos, a CUFA cria soluções para a comunidade, a partir da comunidade. Desde o programa Mães da Favela — que apoiou 17 milhões de pessoas durante a pandemia da COVID-19— até a rápida ajuda humanitária após as enchentes de 2024 no Brasil, a CUFA combina resposta a emergências com empoderamento de longo prazo.

O alcance da CUFA é vasto — administrando mais de 5.000 projetos comunitários, criando milhares de empregos e levando líderes das favelas a palcos globais como o G20. Sua mensagem é clara: a favela não é um lugar de carência, mas um centro de talento, criatividade e inovação.

Campanha da ONU de Ação dos ODS é uma iniciativa especial do secretário-geral sediada no Escritório Executivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Bonn, na Alemanha. Este ano, a cerimônia de premiação acontece no dia 29 de outubro de 2025, em Roma, na Itália.

ERVIÇO: Cerimônia de Premiação do Prêmio de Ação dos ODS “Heróis do Amanhã” 

Deixe um comentário