II Encontro de Agroecologia e Educação Popular do Vale do Ribeira

cartaz_cultura_em_rede Nos próximos dias 21 e 22 de novembro, no município de Cananéia, ocorrerá o II Encontro de Agroecologia e Educação Popular do Vale do Ribeira, como atividade integrante do evento Cultura em Rede: Cananéia Cidade Educadora, que acontecerá entre os dias 20 e 23 de novembro. Na prática, este segundo encontro é uma continuação do I Encontro de Agroecologia e Educação Popular do Vale do Ribeira, ocorrido entre os dias 29 e 31 de Agosto de 2008, nos municípios da Barra do Turvo/Adrianópolis.

 

No encontro de agosto, estiveram presentes, além de integrantes da Cooperafloresta (Barra do Turvo – SP/Adrianópolis – PR), representantes do Coletivo Educador do Lagamar (Cananéia-SP), Prefeitura de Apiaí – SP, Frente de Apoio ao Vale do Ribeira (São Paulo-SP), E. E. Luiz Darly, E. E. do Rio Vermelho (Barra do Turvo – SP), E. E. Yolanda Araújo Silva Paiva (Cananéia – SP), EMATER (Adrianópolis–PR), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB–SP), Associação Rede Cananéia (Cananéia–SP), Coletivo Jovem de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC -SP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP – Vale do Ribeira) e a Associação dos Produtores Rurais de Araçaúba (Apiaí – SP).

 

Além de visitas a diversas propriedades agroflorestais na Barra do Turvo, o encontro foi realizado na propriedade do agricultor Pedro, na fronteira com o município de Adrianóplois, no Paraná. Em resumo, este encontro consistiu em conhecermos a fundo a experiência transformadora da Cooperafloresta (Associação dos Agricultores Florestais de Barra do Turvo/SP e Adrianóplois/PR) nos últimos anos, através da capacitação técnica e científica de agricultores familiares, priorizando a sustentabilidade da floresta e dos produtores rurais da Barra do Turvo. Esta capacitação busca a produção orgânica de alimentos, o resgate da auto-estima e a conscientização planetária, visando a soberania alimentar e a difusão de um modelo, que deu certo.

 

Ao fim do encontro, foi apresentado um projeto de professores da Barra do Turvo, em parceria com a Cooperafloresta, para realização de uma Escola Técnica Agroflorestal na região. Nas justificativas de implementar uma escola deste tipo, veio uma conclusão: a escola tradicional, do jeito que está, agoniza.

 

No II Encontro de Agroecologia e Educação Popular do Vale do Ribeira, o objetivo principal é trocar experiências entre os movimentos populares, incluindo agricultores, pescadores, professores, artistas, cientistas, monitores e a sua juventude. Através desta troca, espera-se encontrar caminhos em comum para que o Vale do Ribeira possa aumentar a participação de sua população na busca de um modelo que valorize a vida, que defenda os pequenos produtores e os povos originários da região. Em resumo, uma Educação Popular*, que se utilize de outros espaços além da escola tradicional. É a formação da Rede de Educadores Populares do Vale do Ribeira.

 

Neste segundo encontro, haverá um espaço específico da juventude, onde as crianças e adolescentes poderão procurar os seus próprios caminhos, de forma que todos possam contribuir e fortalecer a auto-estima do jovem do Vale do Ribeira.

 

Bárbara de Aquino

 

 

1 comentário Adicione o seu

  1. Bárbara de Aquino disse:

    Para quem vier de São Paulo teremos um ônibus fretado exclusivo. Corra que as vagas para a “Caravana Cultural” são limitadas!!!

    Tel.: (13) 3851-1201 ou 3851-3959

    Sítio: http://www.vintagepropaganda.com.br/pegada/Home.html

    Blog: http://culturaemredecananeia.blogspot.com/

    Correio eletrônico: cananeiaculturaemrede@gmail.com

    Abraços e obrigado pela divulgação!

    Bárbara

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s