Natal e consumo sustentável

 

Por: Ana Marina Martins de Lima

Neste momento milhares de pessoas do Planeta, estão realizando suas compras de Natal. São presentes para os outros presentes para si, enfim um consumo inconsciente, as empresas agradecem: filas em lojas de celulares, celulares com recursos que muitas vezes as pessoas nem sabem utilizar, mas compram e o outro vai para o fundo da gaveta. TV de Plasma, alguém sabe o que é Plasma? Bom é bonitinha tem uma ótima definição, posso não ter dinheiro, mas vou comprar e a outra vai ficar em cima de algum móvel desligada. Computador mais memória, rapidez, compacto e o outro fica desligado. Bom não é bem assim às vezes tudo isso vai parar no “lixão”, degradar contaminar o solo e a água.

Roupas eu quero estar na moda, vou renovar meu guarda-roupa, o que sobrou eu jogo fora… Tenho coração bom vou doar, será que preciso mesmo de compra?  Estou pensando… quanta energia e água foram gastas para fazer a minha roupinha nova?

Vou ao supermercado comprar a minha ceia de Natal, não me importo com a embalagem, vou jogar mesmo e o catador vai pegar, aqui não tem cooperativa eles vão brigar por um pedacinho de papel ou uma embalagem de plástico.  Ia me esquecendo cerveja, refrigerante, a latinha vai ser reutilizada, para que beber água mesmo? Água faz mal.

Quero a sacolinha do mercado para jogar o meu lixo! Vou fazer um churrasquinho sem culpa, muita carne, carvão e álcool, na Amazônia têm muito pasto para produzir a minha carne e ainda tem um pouquinho de lenha para queimar…

Hoje vou comprar só produto importado, meu pequeno pais (Brasil) não produz nada mesmo, quero muito luxo.

Quero um carro novo, é só um a mais tem um pouquinho de trânsito na minha cidade (São Paulo) e dizem que algumas pessoas estão morrendo por causa do combustível, mas e daí o meu carro será o mais bonito.

Preciso reformar minha casa, madeira certificada, tinta com selo ecológico, nem pensar.. um pouquinho de aquecimento ao Planeta não me fazer mal mesmo.

Nós da Equipe o Meio, agradecemos a todos os nossos colaboradores, as pessoas que nos enviaram emails, comentários, críticas, artigos e convites para eventos.

Parabéns para as organizações, entidades, governo, faculdades, universidades, que cooperam em discussões que devem fomentar soluções para um Planeta mais saudável.

Parabéns aos profissionais das diversas mídias que colocaram os assuntos relacionados ao Meio Ambiente como pauta principal, uma grande evolução em questão de informação de qualidade.

2008 nos rendeu mais de 100 artigos publicados e ainda há vários em pauta, participamos de muitos eventos, algumas fotos e matérias dos eventos solicitados e artigo enviados para o site serão publicados durante 2009.

Desejamos a todos Boas Festas e um Novo Ano com mais energia para enfrentarmos o nosso maior desafio solucionarmos os problemas que nós criamos ao Planeta.

 

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s