Brasil o grande desafio

Biodiversidade tenta sobreviver em área de exploração de Recursos Minerais ativa a mais de 40 anos. No local existia uma lagoa, ao redor algumas casas possuem rachaduras.

  Por: Ana Marina Martins de Lima/ Ambientedomeio

Muitos “jornalistas” e “especialistas” consideram que o resultado da 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica foi alcançado: segundo os acordos 17% das áreas terrestres dos países terão que ser destinadas a áreas protegidas; área maior que os 10% definidos para 2010, mas não avança muito em relação à média mundial atual de quase 13%. Nas áreas marinhas, o percentual destinado a áreas protegidas permaneceu o mesmo que o estabelecido para 2010, que é de 10%. Pense bem:  conservar apenas 17% significa destruir 83%, proteger apenas 10% significa deixar que 90% sejam destruídos, onde esta o avanço? Já estamos respondendo por termos agredido nosso Planeta desde a nossa existência.

Aceleração do Aquecimento Global com a dispersão de gases de efeito estufa provenientes de Indústrias e escapamentos de carros, este fenômeno coloca a cada dia milhares de pessoas em hospitais para tratamentos o que não é bom, pois enfrentamos uma guerra contra os microrganismos que alimentamos utilizando antibióticos sem orientação correta.

Queima criminosa de áreas de conservação onde perdemos parte de nossa Biodiversidade, não temos pessoas suficientes para monitorar e proteger o grande espaço geográfico que possuímos.

Áreas de grande passivo ambiental a lista de “terrenos” contaminados principalmente por vazamento proveniente de postos de combustíveis é enorme e a pluma de poluição destes locais já atingi a água. Algumas empresas estão cobrindo terrenos com uma camada de “terra” para delimitar os passivos o que definitivamente não soluciona o problema. No estado do Rio de Janeiro foram construídos condomínios de luxo sobre uma área pantanosa e de conservação ambiental onde antes existiam jacarés, em São Paulo em uma área pantanosa cercada por esgoto a céu aberto está sendo realizado um projeto de Habitação Popular.

Saúde, transporte, educação e evolução da humanidade ou de um país dependem somente de bom senso e da utilização ética dos conhecimentos que já possuímos do ponto de vista tecnológico e empresarial. Agora é nosso dever proteger e tornar nosso espaço um lugar de mais ganho que perdas.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s