Fórum Amazônia Sustentável na Rio+20

Por Jaime Gesisky
Durante a Rio+20, Fórum Amazônia Sustentável promove série de debates sobre a região amazônica


Os eventos serão no teatro Maria Clara Machado e abertos ao público.

De 18 a 23 de junho, o Fórum Amazônia Sustentável reunirá seus principais parceiros institucionais durante a Rio + 20 para uma série de debates que ajudarão o Brasil a entender melhor a complexa realidade amazônica. Todos os debates, painéis e mesas-redondas serão no Teatro Maria Clara Machado, por meio de uma parceria com a prefeitura e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Programação: www.forumamazoniasustentavel.org.br/rio20

O extenso programa tem o objetivo de oferecer ao público o mais completo panorama da situação amazônica do ponto de vista científico, social, político, econômico e cultural. Ao todo, serão 20 eventos que reunirão cerca de 60 palestrantes, painelistas, líderes comunitários e especialistas das diversas áreas do conhecimento.

Dessa maneira, o Fórum espera contribuir para projetar um futuro para a Amazônia e seus povos que possa incluir vários saberes na construção de uma sustentabilidade possível, factível e realizável.

“Por seu papel fundamental na manutenção de serviços ambientais vitais para o Brasil e o mundo, tais como água, clima, regime hídrico, plantas medicinais, alimentos, entre outros, a Amazônia requer uma abordagem especial, múltipla e lastreada em experiências concretas”, diz Adriana Ramos, da Comissão Executiva do Fórum Amazônia Sustentável e representante do movimento socioambiental.

Segundo ela, a alta biodiversidade da região, as diferentes etnias e os processos de ocupação e exploração econômica da Amazônia precisam ser vistos da maneira mais ampla possível para que o lugar da região no projeto brasileiro de desenvolvimento esteja além do simples fornecedor de commodities.

“A Amazônia precisa estar integrada ao resto do país e ao mundo em uma perspectiva de sustentabilidade e é disso que governos e sociedade civil devem fazer durante a Rio+20. O papel do Fórum Amazônia é ajudar a consolidar e informar o debate internacional”, avalia Adriana Ramos.

 

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s