Workshop Princípios em Prática – Princípios Empresarias para Alimentos e Agricultura (PEAA)  

Rede Brasileira do Pacto Global lança Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura com apoio da ONU

O primeiro conjunto de valores empresariais globais e voluntários para o agronegócio e a indústria alimentícia será lançado no Brasil dia hoje, em São Bernardo do Campo, na Fundação Espaço ECO localizada na Estrada Ribeirão do Soldado, 230, Bairro Botujuru, durante o Workshop Princípios Empresarias para Alimentos e Agricultura (PEAA Desenvolvidos pelo Pacto Global das Nações Unidas, os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) buscam impulsionar o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar em um setor estratégico para a economia brasileira.

O lançamento, promovido pelo Grupo Temático de Alimentos e Agricultura da Rede Brasileira do Pacto Global, ocorre durante o workshop “Princípios em prática”. O encontro irá compartilhar experiências de representantes do agronegócio, produtores rurais e especialistas da ONU e da sociedade civil, como a Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Bariri (Assobari) e Bonsucro, a ONG The Nature Conservancy e as empresas BASF, Nestlé e Amaggi.

Ainda na programação, o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) irá lançar a cartilha “Financiamento para Pequenos e Médios Produtores Rurais”, apoiada pela Rede Brasileira do Pacto Global. A publicação apresenta fontes de financiamento para a expansão da produção através de uma gestão mais produtiva e menos impactante ao meio ambiente, em sintonia com os objetivos dos PEAA.

O evento conta com apoio da Amaggi, BASF, Monsanto, Netafim e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Sobre os PEAA

Os seis Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA) oferecem uma abordagem integrada para o enfrentamento do desafio da crescente demanda global por alimentos. Da mesma forma, respondem à chamada da Conferência Rio +20 para a intensificação da produção sustentável de alimentos, com o aumento de investimentos locais, o acesso aos mercados locais e globais e a redução do desperdício nas cadeias de abastecimento.

Os PEAA são resultado de um processo amplo e inclusivo com diversos atores, que envolveu 20 consultas globalmente e incluiu mais de mil empresas, agências da ONU e organizações da sociedade civil comprometidas com os temas da agricultura, nutrição e sistemas alimentares. O Brasil fez parte da fase presencial de consultas em encontro que reuniu 57 representantes do setor em março de 2014.

Conheça os PEAA:

  1. Promover segurança alimentar, saúde e nutrição
  2. Ser ambientalmente responsável
  3. Garantir a viabilidade econômica e compartilhar valores
  4. Respeitar os direitos humanos, criar trabalho digno e ajudar as comunidades rurais a prosperarem
  5. Incentivar a boa governança e a responsabilidade
  6. Promover o acesso e a transferência de conhecimento, habilidades e tecnologia

Sobre o Pacto Global

Lançado em 2000, o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Reúne 8 mil signatários corporativos em 162 países com o objetivo de alinhar as operações de negócios aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Criada no Brasil em 2003, a Rede Brasileira tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e conta com cerca de 650 organizações signatárias, sendo a terceira maior rede em número de empresas.

Mais informações: (11) 2500 5285

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s