Terceiro Simpósio da Faculdade SENAI:  Eficiência Energética e Sustentabilidade

imageviewer.ashx

Por Fernando Codelo Nascimento- SENAI

O tema “EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUSTENTABILIDADE” foi escolhido devido à necessidade de informação, conscientização, adequação e de difusão de conhecimentos para melhoria da sustentabilidade com foco em eficiência energética. A realização deste simpósio é relevante devido à possibilidade da criação de um ambiente de discussão, de troca de experiências, de apresentações práticas e da demonstração das preocupações que o envolvido tem com esta temática.

O evento objetiva apresentar e discutir a “EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUSTENTABILIDADE” dentro do foco da indústria, da pesquisa, de serviços e do desenvolvimento tecnológico, por meio dos principais especialistas. Na ocasião a Faculdade Senai aproveitará para apresentar e divulgar os laboratórios da Instituição cuja capacidade tecnológica poderão estreitar as relações com as empresas e outras instituições.

A realização do terceiro simpósio proporcionará uma abordagem ampla de eficiência energética que consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço ou produto com o menor gasto de energia (CELPE, 2013).

Cabe ressaltar que o simpósio com este tema contribui para o desenvolvimento tecnológico da indústria, de serviços, da pesquisa, da Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, do Núcleo de Materiais Avançados e da comunidade em geral interessada.

PROGRAMAÇÃO

12h30    Recepção e cadastramento

13h00    Abertura

13h15    Eficiência energética e a competitividade da indústria

Palestrante: Ulisses Vieira de Morais Junior – Escola SENAI Jorge Mahfuz

Sobre o palestrante: Ulisses Vieira de Morais Junior é Tecnólogo em Automação Industrial pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, Pós-Graduação pelo IFSP, na área de Formação de Professores para o ensino profissionalizante. Especialista em Eficiência Energética, com experiência industrial em treinamentos e consultoria pela Rede de Energia SENAI-SP.

14h30   Eficiência energética na área de instrumentos de medição

Palestrante: Alexandre Domingues – Panambra

Sobre o palestrante: Alexandre Domingues é Tecnólogo em Processos de Produção. Atuou como Professor de Ciência dos Materiais na Universidade Anhanguera. Hoje é Gerente Técnico na Empresa Panambra Zwick. Atualmente Gerencia o Departamento de Assistência Técnica e o Laboratório de Calibração em Força e Dureza da Empresa Panambra Zwick. Fez treinamentos de manutenção e calibração de equipamentos no Reino Unido

15h45    Intervalo / exposição de pôster

16h15    Energy Saving

Palestrante: Carlos Renato T. Bastos – Festo

Sobre o palestrante: Carlos Renato T. Bastos é engenheiro na empresa Festo do Brasil, formado em engenharia eletrônica pela FEI e pós-graduado em administração pela FGV. Atuou durante 9 anos em projetos de automação de processos de saneamento na empresa Vector Automação e atua a 8 anos em projetos de automação industrial na Festo, onde atualmente é responsável pela área de Energy Saving.

17h30    Atuação do núcleo de materiais avançados e nano compósitos em P&D&I para Indústria e comunidade em geral

Palestrante: Gustavo Spina Gaudêncio de Almeida – Escola SENAI Mario Amato

Sobre o palestrante: Prof. Ms. Sc. Gustavo Spina Gaudêncio de Almeida atua há aproximadamente 15 anos na área de materiais poliméricos. Começou sua formação como Técnico em Bioquímica. Posteriormente cursou Engenharia de Materiais na UFSCar, especializando-se na área de polímeros. Em 2001 finalizou o mestrado em polímeros biodegradáveis na Faculdade de Engenharia Química da Unicamp. Em 2003 ingressou no SENAI – SP como técnico de ensino. No período entre 2011 e 2015 atuou como coordenador dos cursos de Formação Inicial e Continuada. Atualmente coordena o núcleo de materiais avançados da Escola SENAI “Mario Amato”. Também é professor do curso de engenharia de materiais na Fundação Santo André e atua como diretor adjunto na Diretoria de Tecnologia (DETEC) do CIESP de São Bernardo do Campo, tendo publicado 4 livros didáticos na área de polímeros pela editora Érica no último ano.

18h00 e 18h30

Visita ao laboratório do Núcleo de Materiais Avançados e Nano compósitos (Inscrições na recepção do evento)

18h00    Intervalo

19h00    Estudo de caso sobre eficiência energética

Palestrante: Alexandre Moana – ABESCO

Sobre o palestrante: Alexandre Sedlacek Moana é sócio fundador da empresa Energias Assessoria desde 1997, formado pela Academia da Força Aérea, com o curso de Formação de Oficiais Aviadores, tendo Bacharel em Ciências Aeronáuticas e Direito. Seu Mestrado foi em Engenharia da Energia na Universidade Federal Itajubá. Concebeu e executou diversos projetos na área de EE, inclusive sendo detentor de patentes de equipamentos para esse fim. Foi autor do material didático sobre gerenciamento de energia, controladores de demanda e utilidades em cursos ministrados em centenas de empresas. Representou o Brasil em 2009 no encontro internacional das ESCOs na cidade do México.  Presidente do conselho fiscal da ABESCO aproximadamente seis anos, hoje exerce o cargo de Diretor Técnico da associação. Alexandre ministra palestras sobre o assunto com grande frequência, vários projetos de sua autoria foram premiados com o prêmio Procel do Ministério de Minas e Energia.

20h00    Intervalo / exposição de pôster

20h30   Geradores eólicos e células fotovoltaicas usando compósitos poliméricos

Palestrante: Ricardo Vinicius Bof de Oliveira– Nation University of Singapore

Sobre o palestrante: Prof. Dr. Ricardo Vinicius Bof de Oliveira possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado (2000) e doutorado (2004) pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas de transformação de polímeros desde 1992. Foi Professor Titular e Gestor de Propriedade Intelectual para a Universidade de Caxias do Sul de 2004 a 2007 e Diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Polímeros (biênio 2008-2009). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2007 a 2014, onde orientou mais de 20 alunos de graduação e pós-graduação. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas indexadas, além do deposito de várias patentes. Possui experiência em processamento de polímeros, reologia, nano compósitos, polímeros híbridos e fluorescentes, e aspectos industriais de novos materiais 2D, como grafeno. Atualmente é Professor e Gerente do Industrial Development Laboratory na National University of Singapore, e co-fundador de 3 empresas spin-off na área de materiais avançados.

21h45   Entrega de Doações à Instituição Assistencial MEIMEI

22h00    Encerramento – Show com Flávio Yves e Johne C. Astro

Sobre os artistas: Flávio Yves e Johne C. Astro são músicos multi-instrumentistas, com trabalho autoral da região do ABC Paulista, com participações em eventos Culturais, Festivais e Performances Musicais. Seu tipo de música é baseado em ritmos e estilo: Folk-Rock Acústico e Semi-Acústico, com letras voltadas a reflexão sobre a Vida, Sociedade e a Natureza

Local do evento: auditório técnico da Escola SENAI Mario Amato (Rua Vitória Maria Médici Ramos, 330 – Bairro Assunção, São Bernardo do Campo – CEP 09861-000).

Inscrições em:

http://meioambiente.sp.senai.br/3853/inscricoes

Observação a inscrição é gratuita mas pede-se 1kg de alimento não perecível que serão entregues para Instituição Assistencial MEIMEI, informações sobre a instituição em: http://iam.org.br/

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s