Por: ONUBr

Tania Patriota, que será a nova vice-representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão das Nações Unidas no país, tem mais de 20 anos de experiência no Sistema ONU.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou nesta quinta-feira (12) a nomeação da brasileira Tania Patriota como sua vice-representante especial para a Colômbia e vice-chefe da Missão das Nações Unidas no país.
Tania Patriota tem mais de 20 anos de experiência no Sistema ONU, trabalhando para promover o desenvolvimento e apoiar a resposta a crises. Nos últimos 13 anos, Patriota trabalhou com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) no Brasil, Haiti, Colômbia e Mongólia, além de posições na sede da ONU em Nova York.
Durante seus quatro anos como representante residente na Colômbia, ela forneceu liderança estratégica geral para a promoção das atividades do UNFPA no país, incluindo a coordenação da resposta humanitária da agência em desastres naturais em áreas afetadas por conflitos.
Como representante residente do UNFPA no Haiti, participou da resposta humanitária do Sistema das Nações Unidas logo após o terremoto de 2010. Possui vasta experiência nas áreas de saúde pública internacional, população e desenvolvimento, bem como em prevenção e resposta à violência baseada no gênero.
Tania Patriota é mestre em Saúde Pública pela Universidade de Columbia, EUA, com formação em Psicologia Cognitiva e Experimental e Cálculo Numérico pela Universidade de Genebra, na Suíça. Nascida em 1953, é casada e tem dois filhos