Ferramenta mapeia trânsito de resíduos sólidos no Brasil

Por: Rádio Agência Nacional

Resíduos de Medicamentos

A cada ano, país gera 79 milhões de toneladas de resíduos e descarta 42 milhões de maneira irregular

Na corrida contra os lixões, a Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Efluentes (Abetre) e Ministério do Meio Ambiente lançaram recentemente o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). A ferramenta digital mapeia o trânsito de resíduos sólidos do país. É a primeira vez que o Brasil adotará um sistema eficiente de mapeamento.

Para falar mais sobre essa ferramenta, o Revista Brasil desta terça-feira (14) conversou com o presidente da Abetre, Luiz Gonzaga.

Segundo ele, o sistema começou em 2019 quando já dispunham de um programa on-line que fazia a rastreabilidade do ponto onde o resíduo é gerado até o seu destino adequado. Então, o que melhora com a obrigatoriedade através da portaria do Ministério?

A partir daí, ele garante que todas as empresas que geram resíduos em estabelecimentos públicos e outros passarão, a partir de 1º de janeiro de 2021, a informar toda a condução dessas 79 milhões de toneladas, anual, que geramos no país. E quanto aos lixões clandestinos?

De acordo com Luiz Gonzaga, o Brasil tem atualmente 3.257 lixões. Infelizmente, segundo ele, isso se deve muito às autoridades locais que postergam o assunto.

Painel de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s