Parceria ESG de Dell e Intel na Amazônia vira referência para Austrália e Egito

Por Forbes

Desenvolvido com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), o Solar Community Hub leva tecnologia a 1,6 mil pessoas de 12 comunidades na região do Rio Madeira

Receitas para melhorar os produtos feitos na comunidade, aulas para formar a próxima geração de empreendedores ou que ajudem aos vendedores locais agregarem valor a seus produtos e serviços. Consultas virtuais com profissionais de saúde a 350 quilômetros de distância ou apenas o simples pagamento de uma conta pela internet. São várias as possibilidades que a digitalização leva para milhares de ribeirinhos que vivem em comunidades na região do Rio Madeira, próximas ao município de Manicoré, no interior do Amazonas.

Ha pouco mais de um ano, a dinâmica de trabalho de Dona Ana, líder da comunidade de Boa Esperança se intensificou e tornou-se mais digitalizada com a construção do Solar Community Hub na reserva. O projeto é fruto da parceria entre Dell Technologies e Intel juntamente com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Computer Aid International. O primeiro hub instalado no Brasil possui quatro pilares: infraestrutura, educação, empreendedorismo e saúde. O Solar Hub amazônico é inspirado em outros laboratórios da Dell desenvolvidos pela Computer Aid International pelo mundo. O principal objetivo é abordar a inclusão digital em escala para grupos carentes. A meta é gerar resultados para 1 bilhão de pessoas até 2030.

O projeto impacta 12 comunidades no entorno da cidade de Manicoré

“Queremos mudar o mundo para melhor com tecnologia. E isso é exatamente o que estamos fazendo aqui no Solar Community Hub”, afirma Claudia Muchaluat, Diretora Geral da Intel Brasil. “Criar um mundo mais responsável, inclusivo e sustentável por meio de tecnologias é o que buscamos como empresa. Estou muito orgulhosa do trabalho de time envolvido no desenvolvimento do Solar Community Hub e de todo o impacto positivo na comunidade local. Esse projeto é a prova viva de que estamos superando barreiras, inclusive as geográficas, para levar tecnologia e inovação para crianças e jovens”, conclui Claudia.

Solar Community Hub fica localizado na reserva de Boa Esperança, na Amazônia brasileira

Deixe um comentário