Rio de Janeiro ganha Centro de Inteligência Epidemiológica
Por Agência Brasil
Foi lançado hoje (25) o Centro de Inteligência Epidemiológica (CIE), uma iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro para monitorar e divulgar indicadores de saúde pública. As informações serão disponibilizadas para consulta em um site, que deve entrar no ar na segunda-feira (28).
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, a experiência adquirida com o monitoramento da pandemia de covid-19 contribuiu para estruturar o novo centro.
“O objetivo do Centro de Inteligência é que a gente possa reunir e planejar todas as informações epidemiológicas da cidade. Colocar unidades sentinelas em todos os locais para colher amostras biológicas e identificar qual o tipo de vírus que está circulando na cidade, para que a gente possa agregar informações de atendimento dos prontuários eletrônicos de todas as unidades de saúde em tempo real, para saber se a gente tem algum aumento de transmissão de qualquer tipo de doença”.
Preocupações
Além da dengue, que passa por uma baixa na transmissão depois do verão, e da covid-19, que apresenta no momento as menores taxas desde o início da pandemia, há dois anos, Soranz explica que a principal preocupação da secretaria é com a chegada da gripe sazonal.
“Agora a gente entra num outro período, que além da dengue, é um período preocupante pela gripe sazonal. Dia 4 agora a gente começa a vacinação para gripe, essa vacinação já inclui as novas cepas de influenza previstas e em circulação no hemisfério norte desse ano, então a gente tem já uma nova vacina para gripe, ela começa a ser aplicada no dia 4 para o grupo de 80 anos ou mais”.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), um dos principais produtos do CIE é o Observatório Epidemiológico (EpiRio), plataforma que reúne painéis interativos de monitoramento, como de dengue e chikungunya, nascimentos e mortalidade, coberturas vacinais, doenças de notificação compulsória e covid-19 – este colocado no ar durante a pandemia do novo coronavírus. A plataforma estará no ar partir da próxima segunda-feira (28), pelo link.
RIO DE JANEIRO (RJ), 14/07/2023 – Centro de Inteligência em Saúde (CIS), local intersetorial de vigilância epidemiológica e informações em saúde na zona norte da capital fluminense. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil