Reunião dos Ministros do Meio Ambiente e Clima termina em Chennai

A 4ª e última reunião do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade Climática e dos Ministros do Meio Ambiente e Clima foi concluída em Chennai, com a adoção consensual de um documento final, os Princípios de Alto Nível de Chennai para uma Economia Azul/Oceânica Sustentável e Resiliente. Este documento será submetido à consideração dos Líderes para ser anexado à Declaração do Líder do G20 de Nova Délhi 2023. 

Os Ministros também adotaram o Documento Final e o Resumo do Presidente.

A reunião ministerial, presidida por Shri Bhupender Yadav, Ministro do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas da União, contou com a presença de 41 ministros ou seus representantes de várias nações e destacou conquistas significativas e principais conclusões centradas nas áreas prioritárias da trilha de Meio Ambiente e Clima – Terra e Biodiversidade, Economia Azul, Gestão dos Recursos Hídricos e Economia Circular.

A reunião testemunhou o envolvimento proativo de mais de 225 delegados representando os países membros do G20, países convidados e chefes e representantes de 23 organizações internacionais, incluindo PNUMA, UNFCC, COP28 e UNCCD. As discussões giraram em torno de desafios críticos relacionados a questões de clima e meio ambiente que são de extrema importância global.

Em sua mensagem de vídeo aos delegados e ministros presentes na 4ª reunião do ECSWG e dos Ministros do Meio Ambiente e Clima, o Primeiro Ministro, Shri Narendra Modi, expressou sua confiança em que os países do G20 se unam para enfrentar os desafios climáticos e ambientais de maneira holística no verdadeiro espírito de Vasudhaiva Kutumbakam – Uma Terra, Uma Família, Um Futuro.

Em reconhecimento às conquistas das áreas prioritárias do ECSWG, ele elogiou os esforços para restaurar paisagens prioritárias impactadas por incêndios florestais e mineração por meio do Roteiro de Implementação de Gandhinagar e da Plataforma de Informações de Gandhinagar. Além disso, ele elogiou a dedicação à conservação da vida selvagem demonstrada durante o recente lançamento da International Big Cat Alliance. Ele destacou a importância da Missão LiFE – Estilo de Vida pelo Meio Ambiente, movimento de incentivo à ação individual e coletiva pela preservação do meio ambiente. O primeiro-ministro enfatizou ainda mais que as iniciativas da Índia são impulsionadas pela participação das pessoas. Citando um exemplo de participação da comunidade, ele falou sobre a “Missão Amrit Sarovar”, uma iniciativa única de conservação de água sob a qual mais de sessenta e três mil corpos d’água foram criados.

O discurso de abertura de Shri Bhupender Yadav ressoou com a mensagem do primeiro-ministro. Ele aplaudiu o ECSWG pela adoção dos Princípios de Alto Nível. Ele agradeceu os esforços realizados e incentivou a colaboração entre as nações para enfrentar os desafios complexos e interconectados da mudança climática, perda de biodiversidade e poluição, promovendo uma abordagem unificada para um futuro sustentável e resiliente. Ele agradeceu a cada país por mostrar um compromisso inflexível com a ação climática e a sustentabilidade ambiental, apesar de seus desafios e capacidades únicos.

Durante a reunião ministerial, os líderes agradeceram à Presidência da Índia por seus esforços no desenvolvimento de compêndios de melhores práticas em gestão de água, áreas afetadas por mineração e áreas impactadas por incêndios florestais, conduzindo um estudo técnico sobre ‘Acelerando a transição para uma economia sustentável e resiliente economia azul’, e documentos técnicos sobre temas importantes como e Troca de Conhecimento sobre Economia Circular no Setor Siderúrgico, Responsabilidade Estendida do Produtor, Bioeconomia Circular. Para fortalecer a Iniciativa Global de Terras do G20, a Presidência também apresentou o ‘Roteiro de Implementação de Gandhinagar’ e a ‘Estrutura de Implementação de Gandhinagar’ para adoção voluntária pelos membros do G20.

Dirigindo-se a uma coletiva de imprensa sobre a conclusão da reunião ministerial, Shri Bhupender Yadav disse que o Grupo de Trabalho sobre Clima e Sustentabilidade chegou a um alto grau de consenso para abordar os pilares críticos do meio ambiente e da sustentabilidade. Ele compartilhou que a jornada do ECSWG sob a Presidência da Índia foi concluída com a adoção do resumo do presidente e dos documentos finais.

A Presidência do G20 da Índia divulgou 1 documento final e 2 Documentos da Presidência sob o tema Economia Azul, 4 Documentos da Presidência e Compêndios de Melhores Práticas sob o tema Terra e Biodiversidade e Gestão de Recursos Hídricos, 4 Documentos da Presidência sob o tema Eficiência de Recursos e Economia Circular. Os países do G20 reiteraram seu papel de mudanças climáticas e ações ambiciosas em todos os pilares do Acordo de Paris. Temas como restauração ecológica, planejamento espacial marinho e economia circular foram abordados em detalhes pela primeira vez nas discussões do G20.

O lançamento de uma Coalizão da Indústria de Economia Circular e Eficiência de Recursos liderada pela indústria (RECEIC) marcou um marco significativo sob a Presidência do G20 da Índia, destacou Shri Bhupender Yadav. Ele disse que a coalizão foi lançada por ele na presença de Hon’ble Comissário da UE e Hon’ble Ministros da França, Canadá, Itália, Dinamarca, Ilhas Maurício e Emirados Árabes Unidos. Ele expressou seu orgulho pelo fato de os ministros terem apreciado a Presidência indiana pelos esforços no lançamento da RECEIC. Os ministros do G20 convidaram o diálogo sobre eficiência de recursos do G20 a se envolver com a RECEIC e alavancar sinergias no futuro.

Shri Yadav compartilhou particularmente o sucesso do Mega Beach Clean Up Event em Juhu em Mumbai, que contou com a participação de 20 países e 37 praias indianas dos estados costeiros e dos Territórios da União. A campanha massiva organizada para sensibilizar as pessoas e criar consciência está alinhada com a mensagem dos Hon’ble Primeiros Ministros sobre ‘Swachhta’ e ‘Jan Bhagidari’ e destaca a importância do conceito ‘Lifestyle for Environment’ (LiFE) e a importância de ações individuais no combate à ameaça da poluição marinha.

Durante as reuniões do ECSWG, vários eventos paralelos e excursões foram organizados. Os delegados tiveram a oportunidade de explorar vários sítios patrimoniais que mostravam tradições e estilos de vida sustentáveis, enfatizando a importância de viver em harmonia com a natureza. Visitas notáveis incluíram o Parque Nacional Bannerghatta, Adlaj Vav e uma visita ao monumento patrimônio da UNESCO em Mahabalipuram.

As reuniões do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade Climática (ECSWG) presididas pela Sra. Leena Nandan, presidente e secretária do G20 ECSWG, Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas (MoEFCC) foram realizadas em Bengaluru, Gandhinagar, Mumbai e Chennai. A reunião de Chennai foi o quarto e último ECSWG. Além disso, inúmeras reuniões bilaterais foram realizadas entre a Índia e outros países do G20. O ECSWG deliberou e negociou as áreas prioritárias selecionadas pela Presidência indiana, o que foi consolidado pelos Ministros do Meio Ambiente e do Clima ao realizar deliberações e adotar os documentos finais relacionados a essas áreas prioritárias.

Ao longo das reuniões do ECSWG, muitos países do G20 e convidados, bem como organizações internacionais, participaram ativamente da preparação de compêndios, documentos técnicos e estudos denominados como documentos da presidência do ECSWG este ano. É promissor que os repositórios de conhecimento reunidos durante o curso apoiem significativamente países e organizações na elaboração de estruturas, coalizões e alianças orientadas para a ação, e esses empreendimentos servirão profundamente ao G20 e ao resto do mundo durante esta década crucial de clima Ação.

Leia o Documento final:

Um comentário

Deixe um comentário