Guterres: “Somos um mundo dividido. Podemos e devemos ser nações unidas.”

Por ONU

O Dia das Nações Unidas deste ano celebra os 78 anos desde a entrada em vigor da Carta da ONU, em 24 de outubro de 1945. 

Erguida sob o horror e a tragédia humana da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Organização das Nações Unidas é o pilar da cooperação pela paz, justiça e o desenvolvimento sustentável, reunindo 193 países para buscar soluções compartilhadas para nossos desafios comuns. 

A Carta das Nações Unidas foi escrita por delegados de 50 países, incluindo quatro mulheres: Bertha Lutz do Brasil, Minerva Bernardino da República Dominicana, Virginia Gildersleeve dos Estados Unidos, e Wu Yi-fang da China. 

Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, para o Dia da ONU: 

As Nações Unidas são um reflexo do mundo tal como ele é, e uma aspiração de um mundo que sabemos que pode se tornar uma realidade.

É nossa responsabilidade ajudar a construir esse mundo de paz, com um desenvolvimento sustentável e com direitos humanos para todas as pessoas.

Sei que o podemos fazer. A Carta das Nações Unidas, que entrou em vigor há exatamente 78 anos, indica-nos o caminho.

Acima de tudo, está enraizada num espírito de determinação para curar as divisões, restabelecer as relações e construir a paz.

Para expandir oportunidades e não deixar ninguém para trás. 

Para garantir justiça, igualdade e empoderamento das mulheres e meninas.  

Para prestar ajuda vital àqueles que mais necessitam.

E ser suficientemente flexível para enfrentar desafios que nem sequer existiam quando as Nações Unidas nasceram: da crise existencial do clima aos perigos e promessas da inteligência artificial. 

As Nações Unidas são guiadas por valores e princípios intemporais, mas nunca devem ficar congeladas no tempo. É por isso que temos de continuar a aprimorar as formas de trabalhar e a olhar para tudo o que fazemos por meio de uma lente do século 21.

Neste Dia das Nações Unidas, vamos nos comprometer, com esperança e determinação, a construir o mundo melhor ao qual aspiramos.

Vamos nos comprometer com um futuro que faça jus ao nome da nossa indispensável Organização. 

Somos um mundo dividido. Podemos e devemos ser nações unidas.

Saiba mais: 

Deixe um comentário