Por Secom MPF
Curta-metragem “O Rastro do Garimpo” foi o vencedor da categoria vídeo institucional do prêmio concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça.
A Secretaria de Comunicação Social do MPF conquistou o primeiro lugar do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2023 na categoria Vídeo Institucional, com o curta-metragem “O Rastro do Garimpo”. O anúncio foi feito na noite da última sexta-feira (10), durante o encerramento do XVII Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que neste ano foi realizado em Belém (PA).

O vídeo documental, de 20 minutos, foi filmado na aldeia indígena de Surucucu, em Roraima, em fevereiro deste ano, e narra o avanço do garimpo na região, especialmente a partir de 2017, além de mostrar o trabalho realizado pelo MPF, na esfera judicial e extrajudicial, para a proteção dos povos Yanomami.
O Conbrascom reúne assessores de comunicação do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dos tribunais de contas e de instituições afins para promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações dos cidadãos.
Na edição de 2023, o número de projetos inscritos foi recorde. Foram 400 trabalhos das assessorias de comunicação do Sistema de Justiça do Brasil, nas 12 categorias do prêmio.
O vídeo “O Rastro do Garimpo” pode ser acessado na íntegra no Canal do MPF no YouTube:
