Por: climatetrackerl
Jornalistas da Argentina, Brasil e México já podem se inscrever no sexto ciclo do Programa de Mentorias de Climate Tracker, uma experiência de aprendizagem coletiva onde abordarão os desafios de três gigantes latino-americanos na área de transição energética justa e mudanças climáticas.
A oportunidade inclui treinamento, apoio editorial e financiamento.A Climate Tracker tem o orgulho de apresentar o sexto ciclo do seu Programa de Mentoria em Jornalismo Climático, exclusivo para Argentina, México e Brasil, no âmbito do iminente G20.
Durante este ciclo do nosso já consagrado programa de mentorias teremos novidades.
Continue para descobrir todos os detalhes!
Convidamos você para essa experiência única, e te desafiamos a contar histórias que precisam ser visibilizadas e a explorar vários formatos.
Em que consiste o sexto ciclo do programa de mentoria?
Nesta iniciativa de formação, cada participante enfrenta o desafio de criar três histórias de alto impacto sobre a transição energética na América Latina.
Nestes textos serão abordados os desafios comuns de três gigantes latino-americanos: Argentina, Brasil e México, vistos como os maiores países emissores de gases de efeito estufa na região.
Os jornalistas irão aprofundar questões fundamentais que vão dos combustíveis fósseis às energias renováveis, examinando políticas públicas, projetos energéticos, finanças e conflitos socioambientais, entre outros aspectos cruciais. O momento coincide com a reunião dos ministros da energia do G20, que terá lugar nos dias 18 e 19 de novembro na cidade do Rio de Janeiro.
Esta iniciativa tem a duração de quatro meses, durante os quais os participantes receberão apoio editorial personalizado da equipe da Climate Tracker.
Além disso, terão um incentivo económico, orientação de mentores da região e a oportunidade de desenvolver uma rede de contatos regionais.
Atenção: diferentemente dos ciclos anteriores do programa de mentoria, esta edição é composta por duas fases.
Fase 1
Os participantes estarão imersos numa interessante conversa ao vivo (aproximadamente 60 minutos) sobre a transição energética e as alterações climáticas nos seus países.
Eles serão acompanhados por mentores locais, além de ex-fellows do nosso programa de mentoria, que compartilharão dicas importantes sobre como abordar essas questões.
Aqueles que participaram da conversa ao vivo poderão apresentar uma proposta de pauta (pitch) que será desenvolvida durante o programa de mentoria.
A equipe do Climate Tracker selecionará duas propostas por país, para formar uma equipe de seis jornalistas na Argentina, México e Brasil.
Fase 2
Os seis jornalistas selecionados estarão imersos numa emocionante experiência de aprendizagem coletiva e prática entre os meses de junho e agosto de 2024.
Durante este período, terão acesso aos seguintes benefícios:Incentivo financeiro total de US$ 900: Receba US$ 300 por cada história publicada, como apoio direto ao seu talento e dedicação! Sessões de treinamento em grupo: Explore tópicos vitais como a transição energética, a crise climática e o jornalismo ambiental.
Prepare-se para adquirir conhecimentos que irão impulsionar o seu crescimento profissional!
Suporte editorial personalizado e tutoriais adaptados às suas necessidades:
Com o apoio da nossa equipe você alcançará novos níveis de excelência e criará um produto jornalístico de qualidade excepcional.
Oportunidade de ampliar sua rede de contatos e portfólio jornalístico por meio de nossa rede de mídias regionais:
Queremos que seu trabalho seja reconhecido! Em última análise, esta é uma oportunidade para melhorar as suas competências como jornalista, expandir as suas ligações profissionais e garantir o seu lugar na arena das alterações climáticas.
Esta oportunidade é destinada a jornalistas residentes na Argentina, México e Brasil que desejam contar histórias sobre a transição energética na região.
Tanto jornalistas que trabalham na mídia quanto aqueles que trabalham de forma independente podem se inscrever. Esta é uma experiência de treinamento e aprendizagem, que você pode combinar com o restante de suas responsabilidades.
Candidatos ideais:
Têm pelo menos um ano de experiência em jornalismo.
Têm claro interesse pelas questões ambientais e climáticas.
Têm disponibilidade para assistir à conversa ao vivo.
Apresentarão uma boa proposta de pauta.
Incrições aqui
