Educar para a Paz

Por:Ana Marina Martins de Lima / Ambiente do Meio

Foto: Ana Marina Martins de Lima

No dia Internacional da Paz em 21 de setembro de 2007 ocorreu o lançamento do livro: Educar para a Paz em Tempos Difíceis, de autoria do Prof. Dr. Xesús R. Jares, de autoria do Prof. Dr. Xesús R. Jares, publicado pela Palas Athena Editora.

Xesús Jares, é  Professor Catedrático de Didática e Organização Escolar da Universidade de A Coruña, na Espanha. Desde 1983 coordena o Coletivo Educador pela Paz da Nova Escola Galega e é presidente da Associação Galego-Portuguesa de Educação para a Paz.Autor e coordenador de diversos programas de Educação para a Paz e Convivência. Conferencista internacional e autor de inúmeros livros sobre o assunto, entre eles: Educação para a paz: teoria e prática, Artmed, 2002; Educar para a paz e a esperança em tempos de globalização, Guerra preventiva e terrorismo, Artmed, 2005.

Em palestra proferida por Xesús ele falou sobre temas com: injustiça social, negligência, racismo e pobreza. Segundo Xesús a violência impacta o cotidiano de crianças pequenas, através da mídia, uma alternativa seria adotar uma nova abordagem sobre o aprendizado da paz vivendo a não violência. O Autor também comentou sobre a riqueza musical da Colômbia, dizendo que existe a relação entre a música e a paz.

Quanto ao papel do educador é necessário que este transmita o amor aos livros, pois os que amam livros têm cultura e segundo o mesmo “a liberdade é a cultura e pensamento, o livro tem o seu papel fundamento na construção da paz”. Afirmou que sua profissão é uma das mais nobres pois o educador trabalha com o futuro e a esperança de crescimento na vida, a consciência de problemas sociais  salvam vidas, não sendo uma solução mágica, isto poderia ser um discurso hipócrita.Criticou a desvalorização do professor pelo governo brasileiro: “O Brasil tem uma divida grande  com os educadores brasileiros, é necessário pagar bem os professores… o professor têm que ser bem pago e bem formado”.  

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s