Novas regras para importação de agrotóxicos

Por: Ana Marina Martins de Lima

Governo publica novas regras para a importação de agrotóxicos, segundo medida os produtos são de inteira responsabilidade do MAPA, saindo portanto da pasta do Ministério da Saúde, a medida vai de encontro a pressão da sociedade sobre a atuação da ANVISA na flexibilização de registros de novos produtos e a importação de produtos já banidos internacionalmente que promovem impactos irreversíveis a saúde e ao meio ambiente.

A questão da produção dos agrotóxicos é emblemática uma vez que os ingredientes quando preparados para uso no campo podem potencializar as ações tóxica para o usuário que não possui conhecimento técnico e conforme relatos não ocorre com frequência a  supervisão de profissional no momento do uso, sendo a atividade do profissional  técnico  restrita  ao receituário ou a indicação de compra do produto.

Outro problema será a questão do retorno de embalagem dos produtos que muito provavelmente serão comprados em toneladas para serem fracionados no local de uso.

A Secretaria de Defesa Agropecuária tem uma forte atuação na questão da saúde de interesse comercial  principalmente na produção de alimentos , contudo ainda se faz necessária uma melhor atuação na proteção de animais silvestres em conjunto com o IBAMA.

Além de aspectos físicos do produtos, embalagens e rotulagem devem ser considerados os aspectos toxicológicos e  ecotoxicológico .

novas regras de importação de agrotóxicos

Leia o documento em pdf: Novas regras agrotóxicos

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s