Por: Ana Marina Martins de Lima
Governo publica novas regras para a importação de agrotóxicos, segundo medida os produtos são de inteira responsabilidade do MAPA, saindo portanto da pasta do Ministério da Saúde, a medida vai de encontro a pressão da sociedade sobre a atuação da ANVISA na flexibilização de registros de novos produtos e a importação de produtos já banidos internacionalmente que promovem impactos irreversíveis a saúde e ao meio ambiente.
A questão da produção dos agrotóxicos é emblemática uma vez que os ingredientes quando preparados para uso no campo podem potencializar as ações tóxica para o usuário que não possui conhecimento técnico e conforme relatos não ocorre com frequência a supervisão de profissional no momento do uso, sendo a atividade do profissional técnico restrita ao receituário ou a indicação de compra do produto.
Outro problema será a questão do retorno de embalagem dos produtos que muito provavelmente serão comprados em toneladas para serem fracionados no local de uso.
A Secretaria de Defesa Agropecuária tem uma forte atuação na questão da saúde de interesse comercial principalmente na produção de alimentos , contudo ainda se faz necessária uma melhor atuação na proteção de animais silvestres em conjunto com o IBAMA.
Além de aspectos físicos do produtos, embalagens e rotulagem devem ser considerados os aspectos toxicológicos e ecotoxicológico .
Leia o documento em pdf: Novas regras agrotóxicos