Ibama apreende 80 animais silvestres em São Paulo após identificar importação ilegal de aranhas

Foto: ASCOM/ IBAMA

Por: ASCOM/IBAMA

Ação de fiscalização realizada pelo Ibama em conjunto com a Polícia Militar (PM) de São Paulo na última quarta-feira (17/04) resultou na apreensão de 80 animais silvestres em Limeira (SP).

Um lagarto leopardo e 64 aranhas caranguejeiras eram mantidos irregularmente em imóvel residencial. O criadouro clandestino foi descoberto após interceptação pelos Correios de encomenda procedente do Chile que continha 15 aranhas. O responsável foi autuado.

Operadores de raio-x identificaram a remessa durante inspeção de rotina no Centro de Tratamento de Correspondências Internacionais dos Correios em São Paulo (SP) e alertaram a equipe da Unidade Técnica do Ibama no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Após constatar que os animais estavam em boas condições, os agentes ambientais acionaram a Coordenação-Geral de Fiscalização do Ibama, em Brasília, e a Unidade Técnica do Ibama no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

A entrega da encomenda foi monitorada por agentes do Instituto e de batalhões ambientais das PMs de Rio Claro (SP) e Campinas (SP). De acordo com a Polícia Militar, o destinatário já havia sido alvo de fiscalização.

Os 80 animais apreendidos foram destinados ao Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, em São Paulo. As informações reunidas durante a ação fiscalizatória serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para apuração de responsabilidade criminal.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s