Casamento Ecologicamente Correto

 Por Ana Marina Martins de Lima e Equipe do site  Guia de Casamentos

Foto: divulgação

Sustentabilidade e reciclagem estão literalmente na moda, na edição Expo Noiva & Festa, foi lançado um desafio para 10 estilistas , que elaboraram vestidos de noiva com 90% de papel e revistas.

Inspirados no primeiro casamento ecologicamente correto do mundo do casal de ativistas formado pela brasileira Sabrina Campos e pelo catalão Rafael Velascos Megia do que ocorreu no dia 08 de abril de 2007, que realizou um casamento simbólico no parque Trianon, em São Paulo, onde todos os detalhes foram pensados para que a cerimônia obedecesse aos três pilares da sustentabilidade: socialmente justo (privilegiando produtos de ONGs e empresas de pequeno porte, que se preocupam com a geração de renda de comunidades carentes), economicamente viável e ambientalmente correta com ares de manifesto pela salvação do planeta a equipe do site: guia de casamento,  elaborou algumas dicas que você pode levar em consideração na hora de preparar seu casamento:

  1. O Convite

Se você não encontrar (ou não gostar) de modelos feitos em papel reciclável, ao menos evite convites feitos de plástico ou outros materiais sintéticos que levam mais tempo para se decompor.

  1. Trajes:

Ok, você não precisa usar um vestido PET (a partir de fios de garrafas PET) como Sabrina, mas a opção pelo vestido de noiva alugado já ajuda. Como assessórios, você poderá utilizar – e solicitar aos convidados que utilizem – as chamadas “biojóias”, bijuterias produzidas com sementes, fibras e  outros materiais naturais.

  1. A chegada

A noiva também não precisa chegar ao seu casamento de metrô ou bicicleta. Se a idéia é reduzir a emissão de gases, que tal chegar numa linda carruagem clássica?

  1. Local da cerimônia e festa

Nada mais sintonizado com a natureza que um casamento realizado em sítio ou chácara. Se você não quer abrir mão da igreja, alguns sítios até disponibilizam capelas para a cerimônia.

  1. Decoração

Solicite arranjos naturais, de preferência plantados em jarros, para que não haja tantos “sacrifícios” de plantas para a decoração.

  1. Buffet

No buffet não podem faltar sucos naturais, orgânicos, frutas, saladas e doces caseiros.  Evite usar copos, pratos e talheres descartáveis, prefira os biodegradáveis ou louça. Não esqueça da “Gestão de Resíduos”: solicite que seja feita coleta seletiva e reciclagem do lixo gerado.

  1. Lembrancinhas

Que tal oferecer peças de artesanato como lembrança de seu casamento? Muitos artesãos, alguns ligados a ONGs, produzem verdadeiras obras de arte que darão um toque diferenciado no presente.

  1. Lua-de-mel

Para fechar com luxo e consciência ecológica seu casamento, a viagem de lua-de-mel não poderia deixar de ser em um paraíso ecológico como: Fernando de Noronha, Ilha de Itamaracá (Pernambuco), uma pousada no Pantanal Mato-grossense ou num hotel de selva na Amazônia. Inesquecível!

Veja: http://www.guiadecasamento.com.br

2 comentários em “Casamento Ecologicamente Correto

  1. Oiiii. Estava passeando por este site, lendo as reportangens, etc. De repente, vejo estes lindos vestidos e até senti vontade de casar. Beijão. Rosi Cheque – jornalista – SP

    Curtir

  2. muito bonito mais muito dificio de se fazer como se faz? da umas dicas de mais modas de vestidos de festas a fantasias para mulheres e homens

    Curtir

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s