Documento do Ministério Público Federal fortalece a preocupação com os impactos negativos do Novo Plano Diretor de São Paulo na saúde humana

Por: Ana Marina Martins de Lima

Segue abaixo na integra, o importante documento encaminhado pelo Dr. José Leonidas Bellen de Lima – Procurador Regional da República ao Dr. Thiago Lacerda Nobre  – Procurador Chefe de Primeiro Grau Ministério Público Federal em São Paulo com informações sobre os problemas ambientais e de saúde pública que serão ocasionados com o novo Plano Diretor de São Paulo do qual tem-se com base os resultados dos estudos do Instituto de Saúde e Sustentabilidade sobre impacto da Verticalização em centros Urbanos do qual a Dra. Evangelina Vortimag é diretora; não sendo menos preocupante os impactos das mudanças no Código Florestal sobre a área urbana.

memorando 1memorando 2memorando 3memorando 4

Coloco aqui também a ilustração que tem como fonte o trabalho da equipe de pesquisadores do Instituto de Saúde e Sustentabilidade alertando já em 2011 para a questão da má Política Pública em relação ao ar que resulta do aumento de doenças que poderiam ser evitadas e causam um grande impacto para a economia do Estado de São Paulo, pois a atual política não considera os alertas da Organização Mundial da Saúde, se realizado um estudo levando-se em conta dados da qualidade do ar da CETESB e as internação e busca por tratamento durante o inverno deste ano teremos como resultado um aumento de doenças cardiorrespiratórias com mortes por hipertensão, crises de ama e viroses entre outras associadas também as Mudanças do Clima.

Infelizmente as Unidades Básicas de Saúde, bem como hospitais ainda carecem de profissionais capacitados para dar bons diagnóstico (alguns médicos não sabem analisar hemogramas e tão pouco imagens de Rx) , além da conhecida falta de medicamentos em toda rede; portanto medidas de Políticas Públicas inadequadas só irão fortalecer e ampliar os riscos a saúde humana e dos animais.

internações por causa da poluição do ar

Concluo portanto que a verticalização urbana é resultado de uma má Política Pública que desconsidera os estudos de pesquisadores referenciados mundialmente e o alerta resultante destes estudos no que se refere a Saúde Pública.

Espaço para sua opinião

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s